Tendências 2018: Machine Learning

Quando tratamos de tendências, geralmente falamos a respeito de tecnologias, estratégias, movimentos, produtos, comportamentos e outros fatores que já existiam e nosso cotidiano, mas que por motivo ou outro ganharam mais importância – geralmente pela adoção em massa do público ou organizações – ou até novidades que agora ocupam o mercado o estilo de vida das pessoas. Essas podem manter-se ou não.

O caso da inteligência artificial e machine learning já ocupa até culturalmente a nossa imaginação. Podemos citar, por exemplo os filmes 2001 - Uma odisseia no espaço, Matrix e Blade Runner, que trabalham o conceito da Inteligência Artificial como uma espécie de ameaça à soberania humana, o nosso estilo de vida e questões de relacionamento interpessoal.

Não queremos trabalhar a fundo os conceitos de Inteligência Artificial e Machine Learning, no sentido de produzir um conteúdo “saiba tudo sobre”, “Você sabe o que é Machine Learning?”, “10 tendências do Deep Learning”. Fica bem cansativo e o texto um pouco “datado”.

A in3citi trabalha muito forte com tudo o que se diz respeito de Impacto Social e a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Na verdade, queremos propor uma nova reflexão sobre esse assunto baseado em 2 pilares desenvolvidos abaixo.

Machine Learning é muito mais do que uma simples tendência.

O que acontece atualmente com Machine e Deep Learning, AI, é na verdade uma evolução de demanda humana, que agora ganhou muito mais momentum com a também evolução do mercado de Startups e sofisticação de algorítimos. Também existe o fato de que a disponibilidade das GPUs (Graphic Processing Units), promoveram um aumento exponencial no processamento de dados e também em um barateamento nos custos.

O que estamos presenciando é o poder desse fator estando cada vez mais presente no nosso dia a dia. Também existem o aumento exponencial das oportunidades para empreendedores, organizações e poder público para gerar relevância e capital com a criação de novos produtos e serviços baseados em Inteligência Artificial.

Não estamos falando que Inteligência Artificial é necessariamente de uma ameaça.

Em uma matéria recente da TechWorld, são citadas algumas Startups que ajudam no mercado da saúde que utilizam a Inteligência Artificial para otimizar testes de medicamentos e tecnologias para o tratamento de doenças. Também existem várias que nos auxiliam em questões de segurança de dados (o que pode promover a diminuição de riscos e custos para os consumidores). Também existem starups que atuam no mercado da educação e que mensuram as necessidades pessoais de cada indivíduo, para desenvolver um plano de aprendizagem customizado.

Mas então porque a expressão “necessariamente”? Justamente porque depende de nós abordarmos essas possibilidades para o benefício de toda a nossa sociedade ou para levarmos vantagens sobre outras organizações, indivíduos e até nações. Isso sim, pode acontecer. Também existe uma discussão bem complexa a respeito de perda de oportunidade de trabalho e até carreiras inteiras para as máquinas e seus poderosos algoritmos. Isso a gente vai trabalhar a fundo em uma outra oportunidade.

Lido 183 vezes

Contato

(11) 3818 0929
(85) 3261 1120

Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

In3citi

São Paulo - Rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 445 - Pinheiros, CEP: 05415-030
Fortaleza - Avenida Dom Luis, 880 - Cj 501 - Aldeota, CEP: 60160-230

© 2017 Todos os direitos reservados.
SIGA A IN3CITI: